Citações para diabolicar

Sabe, para mim a vida é um punhado
de lantejoulas e purpurina que o vento
sopra. Daqui a pouco tudo vai ser
passado mesmo - deixa o vento soprar,
let it be,fique pelo menos com o gostinho
de ter brilhado um pouco...


Caio Fernando Abreu
__________________________________


Devia ser sábado, passava da meia-noite. Ele sorriu para mim. E perguntou:
−Você vai para a Liberdade?
−Não, eu vou para o Paraíso.
Ele sentou-se ao meu lado. E disse:
−Então eu vou com você.

Caio Fernando Abreu in "Onde andará Dulce Veiga"

_____________________________________________

É isso que Martin chama de cerco. Com sua vasta experiência, chegou à conclusão de que o mais difícil, para qualquer um que tenha grandes exigências numéricas nesse campo, não é tanto seduzir uma jovem quanto conhecer um número suficiente de jovens ainda não seduzidas.

Milan Kundera in "Risíveis Amores"

_____________________________________________


Me nego a viver em um mundo ordinário como uma mulher ordinária.
A estabelecer relações ordinárias. Necessito o êxtase. Não me adaptarei ao mundo. Me adapto a mim mesma.

Anais Nin
_____________________________________________


Mulheres: gostava da cor das suas roupas; do modo como andavam; a crueldade de alguns rostos; de quando em quando, a beleza quase perfeita dum rosto, encantadoramente feminino. Elas tinham uma vantagem sobre nós: planejavam muito melhor a sua vida, eram muito mais organizadas. Enquanto os homens viam os jogos de futebol, bebiam uma cerveja ou jogavam boliche, elas, as mulheres, pensavam em nós, concentravam-se, perscrutavam, decidiam – aceitar-nos, rejeitar-nos, mudar-nos, matar-nos ou simplesmente viverem conosco.

No fim de contas, isto tinha pouca importância; não interessava o que elas faziam, nós acabávamos na solidão e na loucura.

Charles Bukowski in “Mulheres”
_____________________________________________

Não respondi e fui bebendo a minha bebida, como nos velhos tempos: para entorpecer o que tinha de mim e que eu tnto temia por ser tão forte e eu não saber o que era. A diferença é que hoje eu sei o que é. Mas devo anestesiar do mesmo jeito. É o amor, claro. Mas o amor-paixão. Aquele que Garcia Lorca comparava com o fogo: "El amor es como el fuego. Quando rompe la llama ya no ha más remedio." Por isso, o problema não está em sentir ou não sentir o amor, como eu pensava antes. Agora eu sei que o problema é, às vezes, como no meu caso, não se saber o que fazer com o amor.

Roberto Freire in "Coiote"
_____________________________________________

Quando os corpos humanos aprendem a estar juntos amorosamente dentro da água, acho que eles ficam também líquidos. Liquefeitos em toques, abraços, carícias, emoções e tesões [...] Eu nunca tive coragem de escorregar nessa cachoeira. Intimidava-me uma sensação premonitória de morte. E o medo consciente corta em mim qualquer fantasia de prazer. [...] Como não sentem medo? Para minha surpresa, e vergonha também, um dia vi Coiote ensinando os amigos na aventura do "escorrega" e quando quis saber o que ele sentira depois de uma descida, recebi esta humilhante resposta: _Um orgasmo! Quando começamos a escorregar, perdem-se todas as possibilidades de controle físico e emocional. O medo é engolido pelo prazer. O eu da gente desaparece e, daí por diante, vai ser o que a natureza quiser. É isso aí, doutor, como um orgasmo total, sem sexo.

Roberto Freire in Coiote
____________________________________________

_ E você, o que você lhe diz?
_ Com o corpo, que ele é um homem que me satisfaz muito, mas por ser o que é, não apenas pelo que me faz. Com as palavras eu digo que o amo como filho. Acho que aprendemos a não misturar as duas coisas.
Ela me soltou e foi para a porta.
_ Eu te confio o André, Rudolf. Sei que ele não é meu, não é de ninguém, esse negócio de confiar é só jeito de falar. Você sabe que é por isso que eu vim aqui. Adeus, Rudolf.
Saiu. Olhei para o céu azul da manhã translúcida, que a cidade, despertando, já começava a poluir. Não, não é a verdade, eu estava era muito emocionado, mais do que podia suportar. Era eu que poluía a manhã.

Roberto Freire in Coiote.
____________________________________________

_ Ela dizia que cada pessoa tem o seu tóxico próprio, particular, instransferível e único. Não adianta experimentar o dos outros. Acaba nos fazendo mal à saúde. O meu é o álcool. Estou agora em recesso, não sei até quando.
_ Concordo. O meu é inconfessável, já tentei substituí-lo, mas foi um desastre, tive sério problemas.
O Bruxo e Rosário não conseguiram esconder a perplexidade diante do que a mulher acabara de dizer. Encarando-a, descobri o que estava me fazendo mal: o interesse da mãe de Coiote por mim. Rosário parece ter percebido também, pois foi direta ao ponto.
_ Um vício inconfessável deve ser mais emocionante que os outros, não?
Cecília sorriu e continuou a me olhar, de modo óbvio agora.

Roberto Freire in Coiote.